11.05.2021
Diet ou Light? Entenda a diferença

Os produtos diet e light são muito utilizados em dietas ou alimentações restritivas, porém muitas pessoas não entendem o uso e como funciona cada um, muitas vezes consumido de maneira inadequada e não conseguindo o retorno desejado.
Para seguir uma alimentação mais regrada inserindo esses produtos na dieta, é preciso entender o que é cada um e quais alterações eles sofrem para serem diferentes.
Os produtos lights são alimentos que sofrem redução de algum nutriente, seja sal, açúcar, gordura ou colesterol. Para ser considerado como tal, é preciso ter uma redução de pelo menos 25% de algum destes nutrientes, assim como de calorias. Apesar do baixo teor de gordura e açúcar, esses produtos podem conter adoçantes, conservantes e sódio em quantidades diferentes, precisando de maior atenção no consumo por pessoas com hipertensão, diabéticos e grávidas.
Já os alimentos diets, a principal característica é a isenção ou substituição de algum nutriente, seja sódio, açúcar, glúten, gordura ou lactose. Esses alimentos são indicados para quem precisa eliminar ou restringir um grupo de alimentos da dieta, como diabéticos, hipertensos, pessoas com problemas de alta taxa de colesterol, problemas de vesícula ou renal.
Produtos lights e diets não são necessariamente mais saudáveis, pois muitos dos nutrientes são substituídos ou ultraprocessados. O fundamental para uma dieta saudável são produtos naturais, incluindo frutas, verduras, legumes, vegetais e grãos integrais no dia a dia.
#diet
#light
#alimentações restritivas
#alimentações
#nutriente
#sal
#açucar
#sódio
#conservantes
#saudáveis
#alimentação saudável
#frutas
#verduras
#legumes
#grãos integrais